Now Reading

Fórum para discussões gerais.

Moderadores: FallenAngelx, GoncaloBCunha, drustann

Re: Now Reading

Mensagempor Tio Priest em 25 Jan 2018, 19:00

Terminei de ler O Silmarillion do Tolkien, manos, eu não lembrava de nada desse livro, mas nada mesmo..... :lol: :lol: :lol: e inclusive a formação do universo eu tinha um conceito na mente e não sabia se era do Silmarillion ou de um livro de mitologia japonesa que tenho.... :lol: :lol: :lol: não lembrava das Silmarills, dos Anéis, de porra nenhuma, só lembrava que eu gostei muito do livro, engraçado como que alguns livros eu não recordo muito da história, mas do sentimento que passa, 1984 é um deles, sei que é perturbador da metade pro fim, mas não lembro direito... :lol: :lol: :lol: :lol: .....bom, muitos personagens, muitos lugares, em algumas partes fica cansativo, mas eu gosto do livro, principalmente o início.....

Alzeimer detectado.... :lol: :lol: :lol: :lol:
15 anos de MnV!!!!
Tio Priest
Site Admin

Data de registro: 15 Fev 2003, 12:39
Banda favorita: Judas Priest

Mensagempor Monochromatic Stains em 26 Jan 2018, 08:56

:lol: :lol: :lol:

Mas tem de ver quanto tempo havia que você tinha lido O Silmarillion, porque dependendo do tempo é normal você ter esquecido muita coisa do livro. O mesmo com o 1984.
Vai que nesse período de alguns anos que você leu esses dois livros você leu muita coisa, então acho que é normal não lembrar tanto do livro mesmo sendo livros que você gostou muito. Falo porque tem muitos livros que eu li faz tempo e gostei pra caramba que lembro pouca coisa hoje, tá na hora de fazer uma releitura.
" I’m not interested in writing short stories. Anything that doesn’t take years of your life and drive you to suicide hardly seems worth doing. " Cormac McCarthy
Monochromatic Stains

Data de registro: 10 Dez 2005, 23:09

Mensagempor Fringway em 26 Jan 2018, 09:01

Também já esqueci muita coisa do Silmarillion, mas ele é foda demais! Meu favorito do Tolkien. Agora, cacete, Priest, você leu o Silma em o que, duas semanas? Esse foi um livro que, apesar de ter gostado demais, eu li bem lentamente, a quantidade de personagens deixa o livro muito pesado.
“True, we love life, not because we are used to living, but because we are used to loving. There is always some madness in love, but there is also always some reason in madness.” ― Friedrich Nietzsche
Fringway

Data de registro: 12 Set 2005, 22:04

Mensagempor Fringway em 07 Fev 2018, 10:57

Imagem

A resistência - Julián Fuks: 4,0

Eu estou um pouco atrasado para fazer o review desse livro, porque já estou quase acabando O estrangeiro do Camus. De qualquer forma, não poderia deixar essa obra passar batida por aqui. Ela é bem diferente do que eu tinha esperado, principalmente pelo resumo que vem atrás do livro. Para mim, o livro trataria da história de uma família que fugiu da ditadura Argentina e se exilou no Brasil. Sim, o livro trata disso, mas isso é mero pano de fundo da história, que é muito mais interna e psicológica do que factual.

O livro é contado pelo personagem principal, cujo nome a gente não descobre ao longo do livro (ou, se descobre, o nome é referido apenas uma vez, então nem me lembro dele), mas, como o Vik disse, trata-se de uma história em parte autobiográfica, motivo pelo qual eu chamava o narrador de Julián.

O narrador reflete sobre a história de sua família e se concentra na vida de seu irmão, que foi adotado. Analisa psicologicamente os efeitos da adoção na vida de uma pessoa, conjectura o quanto isso pode ter levado aos diversos problemas que ele teve em sua vida - problemas esses que, no final do livro, você se pergunta se são verdadeiros ou um mero devaneio do autor, que parece ser alguém preso em suas próprias impressões, muitas vezes dissociadas da realidade. De qualquer forma, é muito bacana ver suas análises sobre como uma família funciona, como uma ditadura afeta a vida das pessoas que a ela resistem e como o isolamento e a depressão de um membro da família pode afetar a vida de cada um que dela faz parte.

Não é muito fácil falar desse livro, porque ele não é muito palpável. A maior parte do que vem escrito são conjecturas abstratas e o sofrimento do autor diante da ausência do irmão. É o autor conversando consigo mesmo para entender seu irmão e como ele se tornou quem é.

O livro é muito bem escrito e tem reflexões belíssimas e por isso vale a leitura. Mas em um próximo livro do autor, gostaria de ler uma história mais palpável, em que tais reflexões fizessem parte de um todo maior que não fosse um mero pano de fundo.

Agora estou lendo O estrangeiro, do Albert Camus e acabei de receber duas belezinhas que comprei na Amazon, aproveitando que os livros da Cia. das Letras estavam com quase 50% de desconto e que a Amazon tava com 10% de cashback no Méliuz:

- Brasil: uma biografia, da Lilia Schwarcz e da Heloísa Starling, que dizem ser um excelente livro sobre a história do Brasil, baseado em novos documentos historiográficos e com uma visão bastante crítica e nova da história do Brasil, principalmente se levarmos em consideração o calibre das autoras. Reler a história do Brasil é algo que quero fazer há já um bom tempo e resolvi comprar esse livro pra iniciar a jornada. Se eu tiver ânimo, à medida que for lendo o livro, vou atrás de clássicos da literatura brasileira contemporâneos à época do livro em que eu estiver!

- Raízes do Brasil, do Sérgio Buarque de Holanda. Esse livro dispensa comentários, né?
“True, we love life, not because we are used to living, but because we are used to loving. There is always some madness in love, but there is also always some reason in madness.” ― Friedrich Nietzsche
Fringway

Mensagempor Vikström em 07 Fev 2018, 11:24

Eu tenho esses dois aqui, mas ainda não encarei. O Raízes é um clássico, e esse da Lilia e da Heloísa tem tudo pra se tornar também, mas é um catatau gigantesco, tem que ter disciplina. :lol:

O Estrangeiro é um dos livros da minha vida, sou suspeito pra comentar, mas dificilmente alguém não gosta. Nesse sentido o Drustann é uma decepção pra mim. :blub:

Aqui tô lendo A Divina Comédia, na edição da 34, e estou estupefato pela habilidade linguística do Dante e do tradutor. A cada página me pergunto por que não li isso antes.
Vikström

Data de registro: 11 Jun 2005, 14:26

Mensagempor Vikström em 07 Fev 2018, 11:25

A gente falou um pouco desse do Julián Fuks, não sei se foi aqui ou lá no Goodreads, mas é bem isso mesmo. O rapaz é um escritor muito talentoso, mas espero um plot mais elaborado no próximo livro - o que não tira o mérito dessa experiência dele no romance psicológico autoficcional, que foi bem bacana. O problema é que a literatura brasileira hoje é cheia disso. Mas o cara tem futuro! Gostei do livro também.
Vikström

Mensagempor Fringway em 07 Fev 2018, 11:40

Vikström escreveu:Eu tenho esses dois aqui, mas ainda não encarei. O Raízes é um clássico, e esse da Lilia e da Heloísa tem tudo pra se tornar também, mas é um catatau gigantesco, tem que ter disciplina. :lol:

Pois é, um amigo meu está tendo aula com a Heloísa e disse que ela é fodona! Pretendo ler o livro bem aos poucos, não sozinho, mas lendo outras coisas ao mesmo tempo. Mas apesar de ser um catatau, na verdade são só 500 páginas, então imagino que não vá ser uma leitura tão longa!

Vikström escreveu:O Estrangeiro é um dos livros da minha vida, sou suspeito pra comentar, mas dificilmente alguém não gosta. Nesse sentido o Drustann é uma decepção pra mim. :blub:

Pois é, estou achando ele sensacional! Muito legal como as coisas simplesmente vão acontecendo meio sem explicação e como a vida do sujeito vai mudando absurdamente por causa de dois únicos dias!

Vikström escreveu:Aqui tô lendo A Divina Comédia, na edição da 34, e estou estupefato pela habilidade linguística do Dante e do tradutor. A cada página me pergunto por que não li isso antes.

Eu sou doido pra ler esse livro, mas nunca tive o fôlego! Essa edição da 34 parece ótima! Acho que também são eles que fizeram uma edição bilíngue do Fausto que foi bastante premiada. A tradução parece conseguir ser mais difícil que o original :lol:

Vikström escreveu:A gente falou um pouco desse do Julián Fuks, não sei se foi aqui ou lá no Goodreads, mas é bem isso mesmo. O rapaz é um escritor muito talentoso, mas espero um plot mais elaborado no próximo livro - o que não tira o mérito dessa experiência dele no romance psicológico autoficcional, que foi bem bacana. O problema é que a literatura brasileira hoje é cheia disso. Mas o cara tem futuro! Gostei do livro também.

Pois é, ele escreve muito bem, ele tem um português mega legal e ele é bastante profundo no que diz, mesmo cada capítulo tendo só 2 ou 3 páginas. Espero que ele descubra um estilo narrativo próprio e faça histórias mais elaboradas, trazendo toda essa análise crítica dele em uma história mais ampla e bem trabalhada.
Fringway

Mensagempor Monochromatic Stains em 07 Fev 2018, 18:37

O Estrangeiro é muito bom Fringway, livrão. Uma pena que tem umas edições desleixadas dos livros do Camus pela editora Record, merecia umas edições mais bacanas por outra editora.

E A Divina Comédia é sensacional, um livro que merece ser lido por todos e merece uma releitura de tempos em tempos.

E sobre a autoficção na literatura contemporânea brasileira, virou meio que uma tendência nos últimos anos. Tá até meio chato isso mas logo deve passar essa onda, eu espero. :lol:
" I’m not interested in writing short stories. Anything that doesn’t take years of your life and drive you to suicide hardly seems worth doing. " Cormac McCarthy
Monochromatic Stains

Mensagempor Kpetão em 08 Fev 2018, 10:45

Imagem
Terminei o primeiro tomo da trilogia do Evans sobre o Terceiro Reich. Muito muito bom. O cara dá todo o contexto sócio-econômico da Alemanha desde o século XIX até 1933, quando Hitler vira Chanceler e usurpa todo o poder político pra ele. O processo de "tomada" de poder (os Nazistas chegaram ao poder, ao mesmo tempo de forma democrática e violenta) foi incrivelmente conturbado.

Imagem
Livro curto, mas denso. MUITA informação. É uma pororoca de dados... tô nem na página 50 e já trombei uns 133 motivos pra sair na rua arremessando pedra em vidraça de banco. Pra quem quiser entender o Capitalismo mesmo, recomendo. Ele analisa principalmente a crise de 2008, mas faz todo um contexto com as crises do século XX... inclusive, umas crises que eu nem sabia que tinham ocorrido...
Mas é pra quem quer entender o sistema mesmo. Bolsonete que assiste video do Youtube pra xingar gente de esquerda na internet nem adianta ler. Num vai entender nada.
Imagem
Kpetão

Data de registro: 08 Fev 2004, 20:05
Banda favorita: Metallica

Mensagempor Fringway em 09 Fev 2018, 08:40

Essa trilogia do Evans parece fantástica! Também tenho vontade de pegar as biografias do Ian Kershaw e do Joachim Fest sobre o Hitler, dizem que são bem fodas!

Para quem se interessar:
Folha realiza debate entre os escritores Bernardo Kucinski e Julián Fuks
Fringway

Mensagempor Kpetão em 09 Fev 2018, 17:02

A do Ian Kershaw eu comecei a ler anos atrás, mas aí larguei perto da metade... vou reler depois... Essa do Evans é bem bem foda. A tradução é muito boa.
Imagem
Kpetão

Mensagempor Diabo do metal em 09 Fev 2018, 19:56

Fringway escreveu:Essa trilogia do Evans parece fantástica! Também tenho vontade de pegar as biografias do Ian Kershaw e do Joachim Fest sobre o Hitler, dizem que são bem fodas!

Para quem se interessar:
Folha realiza debate entre os escritores Bernardo Kucinski e Julián Fuks

Esse do Ian Kershaw eu tenho aqui, é bem grande, passa de mil páginas, ainda não tive coragem de encarar, tem outros aqui na fila para ler. Do Evans creio ter aqui em formato digital, parece ser muito bom mesmo!

E esse do Julián Fuks, pelas suas considerações acerca do livro "A resistência", fiquei curioso para ler ele.
ImagemImagem
Diabo do metal

Data de registro: 12 Dez 2004, 01:24
Banda favorita: Rolling Stones/Raul Seixas/Led

Mensagempor Tio Priest em 12 Fev 2018, 11:10

Fringway escreveu:Também já esqueci muita coisa do Silmarillion, mas ele é foda demais! Meu favorito do Tolkien. Agora, cacete, Priest, você leu o Silma em o que, duas semanas? Esse foi um livro que, apesar de ter gostado demais, eu li bem lentamente, a quantidade de personagens deixa o livro muito pesado.

li em 1 semana.....quando o desânimo e falta de tempo não atrapalham, a minha ansiedade destrói minha vida de leitor....HAUAHAUAHAUAHAUAHA
15 anos de MnV!!!!
Tio Priest
Site Admin

Mensagempor Fringway em 13 Fev 2018, 08:20

:lol: :lol: :lol:
Fringway

Mensagempor Tio Priest em 20 Fev 2018, 23:01

Terminei

Imagem

Terceira parte de uma trilogia (Silo, Ordem e Legado).....resumindo a trilogia, as pessoas vivem em enormes silos e aqueles que se rebelam são obrigados à realizar a limpeza dos paineis externos em um planeta Terra que não possui mais condições de vida....No primeiro livro temos uma garota chamada Julliete que sai da manutenção do Silo pra ser a prefeita e acaba sendo condenada à limpeza...só que não morre, acaba que ela enquanto está fora do Silo que mora descobre outro Silo....No Ordem temos o relato do início de tudo, porque os Silos, o que aconteceu para que os humanos fossem para os Silos e quem comanda e como funciona o Silo 1....no Legado tem a conclusão da trama, Julliete une os Silos 17 e 18, enquanto uma trama ocorre no Silo 1.... :up:
15 anos de MnV!!!!
Tio Priest
Site Admin

Mensagempor Diabo do metal em 21 Fev 2018, 01:30

Tio Priest escreveu:Terminei

Imagem

Terceira parte de uma trilogia (Silo, Ordem e Legado).....resumindo a trilogia, as pessoas vivem em enormes silos e aqueles que se rebelam são obrigados à realizar a limpeza dos paineis externos em um planeta Terra que não possui mais condições de vida....No primeiro livro temos uma garota chamada Julliete que sai da manutenção do Silo pra ser a prefeita e acaba sendo condenada à limpeza...só que não morre, acaba que ela enquanto está fora do Silo que mora descobre outro Silo....No Ordem temos o relato do início de tudo, porque os Silos, o que aconteceu para que os humanos fossem para os Silos e quem comanda e como funciona o Silo 1....no Legado tem a conclusão da trama, Julliete une os Silos 17 e 18, enquanto uma trama ocorre no Silo 1.... :up:

Eita que história doida essa. :areyoucrazy:
ImagemImagem
Diabo do metal

Mensagempor Tio Priest em 02 Mar 2018, 12:20

Terminei A Sonata a Kreutzer do Tolstoi, achei bem interessante pois é um Felicidade Conjugal às avessas :lol: quando li o posfácio do tradutor o mesmo cita Os Protocolos dos Sábios de Sião ao relacionar à uma pequena frase de Tolstoi no livro onde cita judeus.....e não conhecia esses protocolos, mas vale a pena ler essa espécie de fake news que deu MUITO CERTO!!!

https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Protoc ... _Si%C3%A3o
15 anos de MnV!!!!
Tio Priest
Site Admin

Mensagempor Diabo do metal em 12 Mar 2018, 04:06

Por que você deve cercar-se de mais livros do que conseguirá ler em vida
https://awebic.com/mente/antibiblioteca/
E aí concordam? Cada vez mais tenho acumulado livros aqui, muitos fico na dúvida se conseguirei ler em vida, falo isto quanto aos livros físicos, quanto aos digitais duvido que conseguirei ler tudo. Mas me sinto bem em ver minha estante com quatro prateleiras completamente lotadas de livros e crescendo a quantidade dos mesmos ainda mais, parece um TOC comprar livros mesmo sabendo que tem uma penca na frente para ler rs.
ImagemImagem
Diabo do metal

Mensagempor Fringway em 12 Mar 2018, 09:28

Eu também tô ficando sem espaço pros meus livros. Acho que tô com uns 10 livros ainda para ler que já comprei. E com minha falta de tempo, isso fica ainda mais complicado. É quase um desespero :lol:
Fringway

Mensagempor Vikström em 12 Mar 2018, 11:01

Não quero passar vergonha, então não vou comentar quantos não lidos tenho aqui. :lol:
Vikström

Mensagempor Tio Priest em 12 Mar 2018, 11:48

Prefiro acumular na Lista de Desejos da Amazon do que acumular físicos :lol: :lol: :lol: ainda mais que não sou consumista....dos 12 que tinha pra ler, já li 6....então tô de boa e já fazem 3 meses que não compro nada..... :lol: :lol:
15 anos de MnV!!!!
Tio Priest
Site Admin

Mensagempor Kpetão em 12 Mar 2018, 16:00

Se tem uma coisa que meu pai me ensinou, é que é impossível faltar dinheiro para gastar com livros.

Eu compro muito livro. Vou ler tudo? A meta é essa. Vou conseguir? Tenho lá minhas dúvidas...

Essa semana começou ontem e já comprei 4 livros. Semana passada comprei uma box do Winston Churchill... e 3 semanas atrás comprei outros 3 livros...

E estou lendo 3 livros simultaneamente (O Livro de Baphomet, Psiconauta/Liber Null e O Enigma do Capital)

No começo do ano meu Kindle morreu. Um pedaço da tela congelou. E ele é antigo, comprei em 2012, é um modelo que a Amazon nem fabrica mais (Kindle Keyboard)... então todos os meus livros digitais estão no computador até eu resolver comprar um novo kindle. Agora só vou conseguir lê-los na tablet, mas o brilho me cansa a vista... por isso gosto tanto do Kindle simples, sem brilho na tela.
Imagem
Kpetão

Mensagempor Monochromatic Stains em 12 Mar 2018, 19:47

Aquele box de Memórias da Segunda Guerra Mundial?

Também estou nessa, compro mais livros do que consigo ler e não estou preocupado com isso. Acho bom até.

Semana passada comprei 3 livros, já chegaram. Acho que essa semana vou comprar mais uns 2 e alguns quadrinhos, aproveitar as promoções dessa semana do consumidor.
Monochromatic Stains

Mensagempor Kpetão em 12 Mar 2018, 19:54

Sim, essa box mesmo. Preço excelente na Amazon. Recomendo a box da biografia do Hitler, também, do Joachim Fest. Bela box, preço excelente na Amazon.

Ano passado comprei a box da biografia do Stálin, do Dmitri Volkogonov, e vi agora que está em Oferta Relâmpago lá, preço excelente também.

Isso, claro, pra quem curte 2a Guerra Mundial e Geopolítica do século XX.

:up:
Imagem
Kpetão

Mensagempor Kpetão em 12 Mar 2018, 20:46

Porra, entrei na Amazon, já tem 5 livros no carrinho de compras... :lol:
Imagem
Kpetão